Pular para o conteúdo principal

Papo de Marketing com Philip Kotler

Entrevista feita com o Guru do Marketing Philip Kotler:

Por Sérgio Pompeu, Site Estadão.


Philip Kotler: Vi o quanto vocês sofreram com a hiperinflação. As pessoas diziam: ‘O Brasil é o país do futuro.’ Eu dizia: ‘E sempre será!’ Mas agora você estão na sua melhor fase. Suas exportações são fortes?

Estado: A base são commodities.
Kotler: Tecnicamente vocês deveriam ser a Nestlé. Porque a Nestlé está pegando sua matéria-prima e ganhando em cima dez vezes o que paga a vocês.

Estado: O sr. tem um livro sobre o marketing das nações. Se pudesse dar um conselho à presidente Dilma Rousseff, qual seria?

Kotler: 
A questão é onde vocês querem colocar sua energia internacionalmente. Sugiro que ela deveria ser investida em liderar os países sul-americanos. Talvez vocês possam também desempenhar um papel na mediação internacional. Ninguém vai achar que vocês deixaram de ser neutros porque tentaram ajudar na solução de problemas. Vocês estão sempre esperando que gente como os noruegueses se apresentem e façam a mediação de conflitos.

Estado: Quando esteve aqui no começo dos anos 90, o sr. mencionou algo relacionado ao Vaticano, que o tinha procurado para uma consultoria. Aquilo evoluiu? 

Kotler:
 Ah, foi você quem escreveu aquilo. Você se enganou (risos)! O que eu disse é que o Vaticano tinha contratado a consultoria da McKinsey. De qualquer forma, eles estão com problemas. O Vaticano está perdendo fatia de mercado! São pessoas velhas, que basicamente não sabem o que está acontecendo. Os bispos e cardeais precisam de uma injeção de ânimo. Acho que eles precisam de um papa jovem. De um George Clooney.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#Merchandising

Oi gente, tudo bem com vocês? Antes mesmo de voltarmos a #AreasEspecifDoMktInst, vou falar um pouquinho sobre um tema muito importante para qualquer loja física! Bora falar de: #Merchandising ! \a/ aeee É um conjunto de técnicas utilizadas para passar alguma informação e/ou apresentar/promover algum produto no ponto de venda (PDV). hummmmm Muitas vezes, os profissionais responsabilizados por essa “organização” “exploram” um produto e suas qualidades para que esse seja destaque e tenha suas vendas aceleradas! Resultando uma maior rotatividade! Deu bug? kkk Falando como leigo, #merchan é quando o responsável monta dentro do PDV algo que chame a atenção para o determinado produto (Obs.: sempre sendo criativo). Assim como dar amostrar de café da marca "X" dentro de um supermercado, fazendo com que o cliente se informe sobre o produto. Dentre outros  #exemplos posso dizer: displays e matérias impressos.   Além de ser uma ideia criativ...

#Um pouco mais sobre SWOT!

Oi gente, tudo bem com vocês?? Então, como prometi... vou falar um pouquinho mais da análise #S.W.O.T ! eee Afinal, de acordo com minha opinião é uma das mais importantes análises, a qual consegue tirar um grande número de dados! Muitos a usam ainda sem saber... A sigla vem do inglês e significa strengths (Forças),  weaknesses (Fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (Ameaças). Por essa razão aqui no Brasil essa análise é conhecida também como FOFA! Essa técnica de análise surgiu como projeto de pesquisa da Universidade de Stanford entre as décadas de 60 e 70 (por isso que sempre digo, que todos os trabalhos e projetos da faculdade são extremamente importantes, pois poderá acrescentar estudos mais aprofundados do tal assunto e até descobrir novas técnicas ;) hehe) Bem, #Swot , é dividida entre: ambiente interno e ambiente externo da empresa. No # ambienteinterno : estão encontradas as forças ou pontos fortes, onde são analisadas as vantagens intern...

Matemática Financeira X Marketing

Oi gente, Bem eu precisei passar pela tão temida matemática financeira, e por isso parei para me questionar, o que a minha área Marketing tem relação com essas funções na HP12-C A relação entre estes dois setores vem cada vez mais sendo de muita importância afinal, utilizar verba na proporção correta (Matemática Financeira) para suprir as necessidades do público alvo (Marketing) vem se tornando foco em muitas empresas. “Juros Simples, Juros composto, correção monetária, taxas”. Claro que temos os colegas contadores e administradores para nos dar uma assistência mais específica, mais na hora de apresentar um projeto é bom organizar os valores na proporção correta. Bem essa é minha opinião, então concorda? Até o próximo! ;)