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#Gamificação: Case Nike, Gerdau e Microsoft.

Boa tarde gente, 

Sexta feira passou e com a correria acabei deixando para postar hoje hehe
E foi bom... porque consegui definir o meu tema de hoje!

Que ruflem os tambores...

Bem, no sábado parece que é sagrado meu marido jogar, jogos de ação, de lutas, de tiros, desde LOL (League of Legends) até o novinho MapleStore2 \a. E como profissional de Marketing, e curiosa, fiquei pensando que os games seriam um bom nicho de mercado!

E dai surgiu a minha procura por empresas que utilizam desse meio como ferramenta de divulgação e propaganda, e para minha surpresa empresas como Gerdau, Microsoft e Nike, vem buscando esse small part como diferencial de negócio. (Ooooh)

Primeiramente, vamos entender melhor o que é, essa tal de gamificação: Gamificação ou gamification é o uso de módulos e dinâmicas de jogos para envolver pessoas...


"Resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes"


Bem, agora já entendidos, bora conhecer um pouco do que as empresas as quais falei, fizeram com essa ferramenta:


Caso GERDAU:


O grupo Gerdau, empresa siderúrgica brasileira, é umas das empresas que usam da gamificação e aderiram a um programa de capacitação de pessoal com óculos de realidade virtual. Ou seja, o treinamento teórico foi substituído por jogos de conhecimento. Referência: MindMiners



Pensa... como boa nerd que sou, amei a ideia deles, fora o fato que trazer essa ferramenta para o publico interno ocasiona numa evolução interna muito importante, gerindo não só a capacitação do  colaborador como também influenciando a produtividade e motivação.


Caso MICROSOFT:

O uso da gamificação da Microsoft é voltada para os colaboradores também. O sistema ajuda as equipes de testes a encontrarem falhas nas traduções em milhares de telas de centenas de línguas dos softwares da empresaReferência: MindMiners




E outro método que também é utilizado pela Microsoft como gamificação é dado pelo MVA, a plataforma de cursos da Microsoft. Cada curso disponível, quando finalizado, oferece uma pontuação. Cada curso oferece pontos diferentes, que ficam disponíveis em um leaderbord, no qual você pode acompanhar os cursos feitos pelos seus colaboradores e quantos pontos cada um tem. É uma forma de estimular seu time a atualizar os conhecimentos em diversas áreas, por meio de uma competição saudável entre eles. A recompensa pode vir da maneira que você considerar válida, como bônus, folgas etc. Referência: Microsoft


Caso NIKE: 

A líder no segmento de artigos esportivos é mais uma das empresas que usam gamificação. A Nike construiu uma plataforma de gamificação chamada NikePlus. O objetivo é envolver os fãs do universo fitness e levar os treinos para um nível mais profissional. Referência: MindMiners





Bem, enfim, segundo minha opinião, tudo é voltado em como a gamificação acaba divertindo tanto o público interno como nós, meros públicos externos hehe. Bem isso é fundamental, pois acaba sendo um recurso de fácil utilização, abrangendo vários ramos, acaba então garantindo um engajamento maior de participação de todos. 

Pensando assim, talvez o retorno e sucesso dessa ferramenta se dá por conta de que a tecnologia hoje em dia permite desenvolver programas que resultam em medalhas, conquistas e desafios que estimulam a nossa vontade, ser ser humano, de vender e ganhar recompensas por isso. 

E a abertura que a tecnologia nos dá, de sermos "reconhecidos" por meio de pontos, medalhas, descontos, promoções, fases, acaba tendo então a semelhança com os jogos de verdade, aqueles viciantes. E deixando um pouco de lado o termo "trabalho" e se tronando algo mais prazeroso.
Por isso é hoje pessoal!! Espero que tenham gostado, porque meu lado NERD amouuuu <3 hehe
Até sexta com mais um post!
Fiquem com Deus! bjbj


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