Oi gente, tudo bem?
Belo sábado ne! \a/
Já tendo como novidade o Emfoco Express, hoje dia 22/11 temos mais uma nova novidade o | Cases Focus |, que estuda pontos relevantes de cases de grandes empresas e também artigos relevantes para marketing ou de importantes figuras dessa área!
E para começar com pé direito, inicio hoje com o Case da Schincariol - Cerveja Devassa \a/
#Linkdocase
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E para começar com pé direito, inicio hoje com o Case da Schincariol - Cerveja Devassa \a/
#Linkdocase
Em
2010 o #GrupoSchincariol devido à reação as condições do mercado, tomou a
decisão de conquistar mais alguma vantagem sobre sua concorrência e fazer parte
de uma categoria acima desses grupos (categoria: mainstream). Usou assim uma estratégia de diferenciação, o teaser, uma ferramenta usada em marketing, onde exploram de enigmas e
curiosidade do público alvo para montar a propaganda.
Lançaram
assim a cerveja Devassa #BemLoura, na linha Pilsen. Em muitos dicionários,
devassa significa mulher vulgar,
depravada, mais para os criadores o sentindo foi ser uma mulher sexy,
independente e ousada. Utilizando com intensidade o buzz marketing, utilizado como forma de novas aplicações –
inovações e transformações -, podendo ser consideradas ao marketing viral.
Usou
então um dos grandes nomes da classe socialite,
Paris Hilton – muito conhecida por ser atrevida, autêntica em muitas ações
de sua vida -. Juntaram com a época de carnaval carioca e paulista, que deveria
ser chamado de ferramenta de propaganda, visivelmente as propagandas lançadas
nesta época saem com um reconhecimento e sucesso, entre elas a marca Havaianas
é uma grande investidora.
Com
essas ferramentas conseguiu esquecer propagandas antigas que não foram bem
aceitam - Primus e a Glacial -. Paris
Hilton se encaixou no caráter devassa bem loura, o que deixou as mulheres mais
a vontade com a cerveja. Um ano após esse lançamento recordista, (2012) lançou
Sandy como à garota propaganda dando o lema que “Toda mulher tem seu lado
Devassa”, aproximando cada vez mais o gênero feminino e a imagem de sensualidade
e sedução.
Os
propagandistas investiram muito nas redes sociais, usando a rádio como
divulgadora do jingle, lançaram
desafios, inovaram usando o twitter
como meio de divulgação e unindo a televisão, blogs, entre outros,
estrategicamente colocando onde seu público alvo mais passava tempo, assim
montando uma comunicação e atingindo seu objetivo. E essa repercussão não foi
só no Brasil.
O envolvimento do Departamento de Mídia foi de extrema
importância, pois “tornou tangível a estratégia criativa” (deixa bem claro, o case), conseguiu fazer com que se torne
perceptível a curiosidade em descobrir quem era loura misteriosa observada pelo
fotógrafo.
Enfim, o case deixa
claro o grande impacto e o envolvimentos de todas as redes para um só
lançamento, conseguindo a conquista da marca de 1% de market share - mais conhecido no Brasil como quota de mercado - em
um mês. Contudo, mostra um caso raro de uma propaganda estratégica de sucesso,
mostrando como utilizar das mídias, pontos de vendas e explorar pontos
marcantes no Brasil: mulher e carnaval.
Paris Hilton deu início a essa “geração”, que Sandy deu continuidade com
grande nobreza.
Vale a pena lembrar que um bom planejamento, objetivos
formados e a automatização de todos os profissionais, fazem com que cada
detalhe seja importante para uma propaganda, acreditamos que o esplendor do
Grupo Schincariol, usou disso como meta.
#1ºFocusCase
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