Pular para o conteúdo principal

Focus Case: #Case Schincariol - Cerveja Devassa

Oi gente, tudo bem?
Belo sábado ne! \a/

Já tendo como novidade o Emfoco Express, hoje dia 22/11 temos mais uma nova novidade o | Cases Focus |, que estuda pontos relevantes de cases de grandes empresas e também artigos relevantes para marketing ou de importantes figuras dessa área!


E para começar com pé direito, inicio hoje com o Case da Schincariol - Cerveja Devassa \a/
#Linkdocase


Em 2010 o #GrupoSchincariol devido à reação as condições do mercado, tomou a decisão de conquistar mais alguma vantagem sobre sua concorrência e fazer parte de uma categoria acima desses grupos (categoria: mainstream). Usou assim uma estratégia de diferenciação, o teaser, uma ferramenta usada em marketing, onde exploram de enigmas e curiosidade do público alvo para montar a propaganda. 

Lançaram assim a cerveja Devassa #BemLoura, na linha Pilsen. Em muitos dicionários, devassa significa mulher vulgar, depravada, mais para os criadores o sentindo foi ser uma mulher sexy, independente e ousada. Utilizando com intensidade o buzz marketing, utilizado como forma de novas aplicações – inovações e transformações -, podendo ser consideradas ao marketing viral. 

Usou então um dos grandes nomes da classe socialite, Paris Hilton – muito conhecida por ser atrevida, autêntica em muitas ações de sua vida -. Juntaram com a época de carnaval carioca e paulista, que deveria ser chamado de ferramenta de propaganda, visivelmente as propagandas lançadas nesta época saem com um reconhecimento e sucesso, entre elas a marca Havaianas é uma grande investidora.  

Com essas ferramentas conseguiu esquecer propagandas antigas que não foram bem aceitam - Primus e a Glacial -. Paris Hilton se encaixou no caráter devassa bem loura, o que deixou as mulheres mais a vontade com a cerveja. Um ano após esse lançamento recordista, (2012) lançou Sandy como à garota propaganda dando o lema que “Toda mulher tem seu lado Devassa”, aproximando cada vez mais o gênero feminino e a imagem de sensualidade e sedução.  

Os propagandistas investiram muito nas redes sociais, usando a rádio como divulgadora do jingle, lançaram desafios, inovaram usando o twitter como meio de divulgação e unindo a televisão, blogs, entre outros, estrategicamente colocando onde seu público alvo mais passava tempo, assim montando uma comunicação e atingindo seu objetivo. E essa repercussão não foi só no Brasil. 



O envolvimento do Departamento de Mídia foi de extrema importância, pois “tornou tangível a estratégia criativa” (deixa bem claro, o case), conseguiu fazer com que se torne perceptível a curiosidade em descobrir quem era loura misteriosa observada pelo fotógrafo.

Enfim, o case deixa claro o grande impacto e o envolvimentos de todas as redes para um só lançamento, conseguindo a conquista da marca de 1% de market share - mais conhecido no Brasil como quota de mercado - em um mês. Contudo, mostra um caso raro de uma propaganda estratégica de sucesso, mostrando como utilizar das mídias, pontos de vendas e explorar pontos marcantes no Brasil: mulher e carnaval.  Paris Hilton deu início a essa “geração”, que Sandy deu continuidade com grande nobreza. 

Vale a pena lembrar que um bom planejamento, objetivos formados e a automatização de todos os profissionais, fazem com que cada detalhe seja importante para uma propaganda, acreditamos que o esplendor do Grupo Schincariol, usou disso como meta.

#1ºFocusCase
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

#Merchandising

Oi gente, tudo bem com vocês? Antes mesmo de voltarmos a #AreasEspecifDoMktInst, vou falar um pouquinho sobre um tema muito importante para qualquer loja física! Bora falar de: #Merchandising ! \a/ aeee É um conjunto de técnicas utilizadas para passar alguma informação e/ou apresentar/promover algum produto no ponto de venda (PDV). hummmmm Muitas vezes, os profissionais responsabilizados por essa “organização” “exploram” um produto e suas qualidades para que esse seja destaque e tenha suas vendas aceleradas! Resultando uma maior rotatividade! Deu bug? kkk Falando como leigo, #merchan é quando o responsável monta dentro do PDV algo que chame a atenção para o determinado produto (Obs.: sempre sendo criativo). Assim como dar amostrar de café da marca "X" dentro de um supermercado, fazendo com que o cliente se informe sobre o produto. Dentre outros  #exemplos posso dizer: displays e matérias impressos.   Além de ser uma ideia criativ...

#Um pouco mais sobre SWOT!

Oi gente, tudo bem com vocês?? Então, como prometi... vou falar um pouquinho mais da análise #S.W.O.T ! eee Afinal, de acordo com minha opinião é uma das mais importantes análises, a qual consegue tirar um grande número de dados! Muitos a usam ainda sem saber... A sigla vem do inglês e significa strengths (Forças),  weaknesses (Fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (Ameaças). Por essa razão aqui no Brasil essa análise é conhecida também como FOFA! Essa técnica de análise surgiu como projeto de pesquisa da Universidade de Stanford entre as décadas de 60 e 70 (por isso que sempre digo, que todos os trabalhos e projetos da faculdade são extremamente importantes, pois poderá acrescentar estudos mais aprofundados do tal assunto e até descobrir novas técnicas ;) hehe) Bem, #Swot , é dividida entre: ambiente interno e ambiente externo da empresa. No # ambienteinterno : estão encontradas as forças ou pontos fortes, onde são analisadas as vantagens intern...

Matemática Financeira X Marketing

Oi gente, Bem eu precisei passar pela tão temida matemática financeira, e por isso parei para me questionar, o que a minha área Marketing tem relação com essas funções na HP12-C A relação entre estes dois setores vem cada vez mais sendo de muita importância afinal, utilizar verba na proporção correta (Matemática Financeira) para suprir as necessidades do público alvo (Marketing) vem se tornando foco em muitas empresas. “Juros Simples, Juros composto, correção monetária, taxas”. Claro que temos os colegas contadores e administradores para nos dar uma assistência mais específica, mais na hora de apresentar um projeto é bom organizar os valores na proporção correta. Bem essa é minha opinião, então concorda? Até o próximo! ;)